domingo, 14 de outubro de 2012

Atividades Dirigidas

As Atividades Dirigidas se intercalam entre os períodos de atividades livres.Esse gênero de atividade também é conhecido como atividade em conjunto o que quer dizer que toda a turma estará realizando a mesma atividade, sob a direção da educadora.
 
1.Entrada. Enquanto aguardam todos chegarem os alunos estão direcionados em atividades como leitura de livros de história, brincadeiras com materiais do cantinho da construção ou jogos de encaixe.
 
2. Chamadinha. Essa atividade proporciona um contato direto com cada criança e oferece a oportunidade de conhecerem-se umas às outras pelo respectivo nome. A chamada também oferece oportunidades de contagem e comparação de conjuntos: "Que conjunto tem mais , o dosmeninos ou o das meninas?;"Quem faltou hoje?"; "Vamos contar quantos meninos faltam?". Oportuniza fazerem descobertas a respeito das semelhanças e diferenças entre eles e entre os sons e letras de seus nomes.
 
3. Hora da Novidade. Tem como objetivo estabelecer e estreitar os laços afetivos e sociais entre todos, visa também o desenvolvimento da expressão oral e ampliação do vocabulário proporcionada pela investigação dos objetivos trazidos à discussão na rodinha. Desenvolve-se hábitos de ouvir, esperar a vez de falar, perguntar, pedir esclarecimentos e opnar. Todos tem a oportunidade de falar, o que não quer dizer que tenham obrigatóriamente que apresentar uma novidade.
 
4. Janelinha do Tempo. A observação do céu estimula a observação da própria natureza (noite e dia, sol, chuva, nublado) objetiva o início da incorporação do registro escrito, como representação simbólica de uma idéia.
 
5. Calendário. A visualização do número do dia e a colocação no calendário exposto oportuniza a contagem recitativa do respectiva numeração até 31, o contato com os respectivos numerais, comentários e reflexões sobre o hoje, ontem e o amanhã e a percepção da noção de tempo. A realização dessa atividade também favorece a incorporação do vocabulário relacionado aos dias da semana, dos meses e aos fatos comentados ligados às respectivas datas.
 
6. Arrumação da Sala. Propiciam o desenvolvimento de hábitos de ordem, limpeza, colaboração, organização, desenvolvimento de habilidades ,motoras, organização espacial, noções de volume e quantidade, capacidade, desenvolvimento das percepções táteis e visuais.
 
7. Recreação Dirigida. A realização de jogos  com o objetivo no desenvolvimento do esquema corporal ( o corpo).
 
 
 

Dia do Professor