domingo, 6 de novembro de 2011

Campos do Saber

CORPO E MOVIMENTO

O movimento é uma linguagem, a qual permite às crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas de seu teor expressivo. Sendo assim é uma linguagem tão importante como as outras.
Os espaços (externos e internos) devem ser amlos para acolher as manifestações da motricidade infantil
Os objetos e materiais devem ser um fator organizador da atividade expressiva e instrumental
tempo de contenção motora ou manutenção de uma mesma postura devem ser adequados às possibilidades motoras das crianças nas diferentes idades.
O ambiente e o tempo devem estar em harmonia com as diversas atividade da rotina, desde as de cuidado com a saúde até aos projetos de trabalho em áreas específicas do conhecimento. A partir daquilo que as crianças já sabem fazer em relação ao espaço e aos objetos, se organizam atividades diversasque exijam o aperfeiçoamento das capacidades motoras, ou que tragam novos desafios.

OBJETIVOS

Familiarizar-se com as imagens do próprio corpo;
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressarem-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular etc., desenvolvendo atituud de confiança nas próprias capacidades motoras;
Explorare utilizar  movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc.,  utilizando diversos objetos;
Conhecer, valorizar e apreciar, desfrutar de algumas das diferentes manifestações de cultura corporal presentes no cotidiano;
Organizar autonomamente alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais simples.

CONTEÚDO

Expressividade corporal; O corpo e o movimento; O corpo e os espações físicos e sociais; Domínio dos movimentos com vistas à expressividade; Conhecimento do corpo humano; Higiene corporal;Jogos simbólicos e dirigidos; Dramatizações; Músicas; Coordenação motora.

AVALIAÇÃO

Sistemática e em todos os momentos.




Campos do Saber

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
A Educação Infantil, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades d comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimanto gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar e escutar, ler e escrever.
A linguagem oral está presente no cotidiano e na prética das instituições da educação infantil à medida que todos que dela participam: crianças e adultos, falam, se comunicam entre si, expressando sentimentos e idéias.
Quanto mais as crianças puderem falar em situações diferentes, como contar o que lhes aconteceu em casa, contar histórias, dar um recado, explicar um jogo ou pedir uma informação, mais poderão desenvolver suas capacidades comunicativas de maneira significativas.
O contato com a linguagem escrita por seus diferentes portadores  textos, como livros, jornais, embalagens, cartazes, placas de ônibus, outdoors...a partir desse intenso contato, as crianças começam a elaborar hipóteses sobe a escrita. Dependendo da importância que tem a escrita no meio em que as crianças vivem e da frequência e qualidade das suas interações com o objeto de conhecimento, suas hipóteses a reapeito de como se escreve ou se lê podem evoluir mais lentamente ou mais rapidamente.
Aprender a ler e a escrever fazem parte de um longo processo ligado à participação em práticas sociais e de leitura e escrita.

OBJETIVOS

Crianças de 0 a 3 anos:
participa de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos e, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
interessar-se pela leitura de histórias;
familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias e quadrinhos, etc.

CONÉÚDOS

A aprendozagem pressupõe uma combinação entre atividades inéditas  outras que se repetem.
A oralidade, a leitura e a escrita devem ser trabalhadas de forma integrada e complementar, potencializando-se os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens solicita das crianças.

de 0 a 3 anos:
uso da linguagem oral para conversar, comunicar, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interações presentes no cotidiano;
participação em situações de leitura de diferentes genêros feita pelos adultos como contos, poemas, parlendas, trava-línguas;
participação em situações cotidians nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita;
observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos.

Além da conversa constante, o conto, a música e a escutade histórias também proporcionam o desenvolvimento da oralidade. A leitura pelo professor de textos escritos, em voz alta fornece às crianças um repertório rico em oralidade e em sua relação com a escrita.

A crianças desde muito pequenas, podem construir uma relação prazerosa com a leitura. Compartilhar dessas descobertas com seus familiares é um fator positivo na aprendizagem das crianças, dando sentido mais amplo para a leitura.

AVALIAÇÃO

A observação é o principal instrumento para que o professor possa avaliar o processo de construção da linguagem pelas crianças.