Creche Municipal Acalanto
Livro de receitas
Turma: Maternal 3
Professora: Sandra
Pão de cenoura
3 cenouras grandes
2 copos americanos de açúcar
½ copo americano de óleo
½ copo americano de água morna
2 ovos
1 pitada de sal
Bater tudo no liquidificador, virar em uma bacia e ir acrescentando a farinha de trigo aos poucos até dar o ponto.
Deixar descansar e fazer os pães.
Ingredientes
1 xícara e meia de açúcar
2 colheres de sopa de margarina
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de leite em pó
2 xícaras de farinha de trigo
3 ovos
Bata no liquidificador a abóbora e os ovos com ½ litro de água e as duas colheres de margarina. Coloque dentro de uma tigela de vidro ou plástico e acrescente a farinha de trigo, o açúcar e o fermento. Unte uma forma média redonda com furo no meio ou tabuleiro e coloque a massa para assar em forno médio. Deixe ficar moreno. Picolé de Banana Após congelada passá-la no chocolate derretido ou leite condensado, pode-se se quiser passá-la no coco ralado ou crocante de arroz ou castanha de caju.
Pode-se comer ou deixar na geladeira para endurecer o chocolate.
05 xícaras de chá de cascas de banana bem lavadas e picadas.
02 e meia xícaras de chá de açúcar.
Cozinhe as cascas, em pouca água, até amolecerem. Retire do fogo, escorra, reserve e deixe esfriar. Bata as cascas e a água no liquidificador (a água do cozimento deve ser reservada).
Passa-se tudo por uma peneira grossa, junte ao açúcar e leve ao fogo mexendo sempre, até desprender do fundo da panela.
Sucos
Um copo de abóbora cozida, seis laranjas. Bater tudo no liquidificador (a abóbora com casca e a água do cozimento), misturar com o suco de laranja. Adoce a gosto.
Cozinhe meio quilo de abóbora madura. Bata no liquidificador com dois copos de água até ficar cremoso. Acrescente raspas de limão, um pacote de suco de tangerina, um e meio litros de água e adoce a gosto.
Dois inhames crus de tamanho médio, um e meio litros de água, bater no liquidificador até ficar cremoso. Acrescente duas colheres de sopa de leite em pó, oito colheres de sopa de caldo de limão, um e meio litros de água e folhas de hortelã (opcional).
1 copo de açúcar cristal
½ copo de água fervente
Modo de Fazer
Doce de Gelatina
Uma lata de leite condensado, margarina e pacote de gelatina do sabor de sua preferência.
Modo de Fazer
Brigadeirão de Forno
2 latas de leite condensado
2 latas ( a mesma medida acima)
6 gemas
6 colheres de chocolate em pó (meio amargo)
1 ½ colher de manteiga
Modo de Fazer
Bata tudo no liquidificador e coloque em forma untada de margarina e leve ao forno em banho Maria.
O ponto fure com um palito, se sair seco está pronto.
Limonada Diferente
2 limões
1 litro de água com gás
Açúcar ou adoçante
Modo de Fazer
Maça do Amor
Ingredientes
04 xícaras de chá de açucar
02 xícaras de chá de água
01 xícara de chá de groselha
01 colher de cremor de tártaro
corante vegetal vermelho (se necessário)
Modo de fazer
Leve o açucar, a água, a groselha, o cremor de tártaro e o corante ao fogo em uma panela até formar uma calda em ponto de fio. Á parte espete um palito de sorvete em cada maça já limpa e seca.
Em seguida retire a calda do fogo e vá passando as maças, mergulhando-as na calda e colocando-as para secar sobre o mármore untado.
Deixe secar e sirva.
Obs: Para que as maças fiquem mais firme rápido, mergulhe-ae na água gelada assim que forem passadas na calda.
|
sábado, 10 de dezembro de 2011
Livro de Receitas
PORTFÓLIO
PORTFÓLIO
Os alunos ao final do ano letivo levam para casa um Portfólio.
Mas antes a faília tem um ou dois contatos durante o ano com o material para que junto com as crianças tecam comentários sobre atividades, fotos registros, anotando-os nas folhas.
O que é um Portfólio?
Mas antes a faília tem um ou dois contatos durante o ano com o material para que junto com as crianças tecam comentários sobre atividades, fotos registros, anotando-os nas folhas.
Registro de indicações da construção de conhecimento do aluno ao longo do desenvolvimento dos projetos.
Coletâneas de atividades que apresentem as evidências da aprendizagem.
Registros das pesquisas realizadas pelo aluno.
Amostras de trabalhos: artísticos, ditados da criança, amostras de registros etc.
Registros de memória.
domingo, 4 de dezembro de 2011
Professores Apaixonados
Professores/ professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela idéia fixa de que podem mover o mundo. Apaixonados, esquecem à hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos. Não há pretextos que justifiquem, para os professores
apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato. Apaixonar-se sai caro!
Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria. Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão.
Os professores apaixonados querem tudo.Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos. Não há pretextos que justifiquem, para os professores
apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato. Apaixonar-se sai caro!
Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria. Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão.
Os professores apaixonados querem tudo.Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
Assinar:
Postagens (Atom)