domingo, 7 de outubro de 2012

No Mundo das Sensações

Projeto No Mundo das Sensações
Turma Maternal 3
Professora Sandra Maria
Auxiliar Ângela Aparecida

Surgimento do Projeto
Objetivando o trabalho integral e transversal dos cinco sentidos, e o direcionamento no envolvimento com o mundo que a cerca construindo olhares que façam sentido.

Justificativa
As crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito próprio. Os conhecimentos são construídos a partir das interações que estabelece com outras pessoas e com o meio em que vivem. As memórias são criadas a partir de atividades rotineiras. Mas, o aprender não é somente memorizar informações, para tal é preciso saber relacioná-las, ressignificá-las e refletir sobre elas.
 
Tema
Olfato
Visão
Tato
Paladar
Audição

Desenvolvimento
O corpo oferece elementos para a construção do indivíduo enquanto ser pensante, afetivo e social capaz de reconhecer-se na coletividade.
Reforçar a consciência do corpo por meio da exploração do mundo, através de estímulo das percepções do olfato, visão, tato, paladar e audição.
O projeto foi utilizado a História "Chapeuzinho Vermelho", onde foi possível explorar esse conteúdo(os cinco sentidos) através do diálogo entre a Capeuzinho Vermelho e o Lobo.
As atividades do projeto foram trabalhadas de modo significativo para que os alunos possam manusear diversos suportes gráficos e plásticos, sobre diferentes superficies para desenvolver suas potencialidades de expressão e comunicação estimulando sempre a curiosidade e atenção da criança .
Além de aguçar os sentidos dos alunos é atribuir significado às sensações, sentimentos e imaginação; sendo trabalhadas de forma integrada, a percepção, a intuição e  a cognição, proporcionando o desenvolvimento continuo da capacidade criativa dos alunos.
O processo foi desenvolvido através de diferentes atividades de interpretação e investigação, pesquisas, experiências e observações, onde os alunos demonstraram curiosidade e capacidade de formulação de perguntas e hipóteses.
 
Temas para estudos dentro do projeto
Confecção de um boneco que visitará as casas dos alunos.
Caixa Viva (caixa com diversos materiais)
 
Finalização do projeto
As crianças são seres ativos em suas aprendizagens, observando, participando, interagindo com os materiais, lógica dos fatos e a matemática, contextualização.
Exposição do Projeto àfamília.
 
Produto Final
Cada sensação obteve um produto final destinado a todos da creche, familiares e comunidade. Confecção do boneco de pano e  Caixa Viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário