LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
A Educação Infantil, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades d comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimanto gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar e escutar, ler e escrever.
A linguagem oral está presente no cotidiano e na prética das instituições da educação infantil à medida que todos que dela participam: crianças e adultos, falam, se comunicam entre si, expressando sentimentos e idéias.
Quanto mais as crianças puderem falar em situações diferentes, como contar o que lhes aconteceu em casa, contar histórias, dar um recado, explicar um jogo ou pedir uma informação, mais poderão desenvolver suas capacidades comunicativas de maneira significativas.
O contato com a linguagem escrita por seus diferentes portadores textos, como livros, jornais, embalagens, cartazes, placas de ônibus, outdoors...a partir desse intenso contato, as crianças começam a elaborar hipóteses sobe a escrita. Dependendo da importância que tem a escrita no meio em que as crianças vivem e da frequência e qualidade das suas interações com o objeto de conhecimento, suas hipóteses a reapeito de como se escreve ou se lê podem evoluir mais lentamente ou mais rapidamente.
Aprender a ler e a escrever fazem parte de um longo processo ligado à participação em práticas sociais e de leitura e escrita.
OBJETIVOS
Crianças de 0 a 3 anos:
participa de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos e, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
interessar-se pela leitura de histórias;
familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias e quadrinhos, etc.
CONÉÚDOS
A aprendozagem pressupõe uma combinação entre atividades inéditas outras que se repetem.
A oralidade, a leitura e a escrita devem ser trabalhadas de forma integrada e complementar, potencializando-se os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens solicita das crianças.
de 0 a 3 anos:
uso da linguagem oral para conversar, comunicar, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interações presentes no cotidiano;
participação em situações de leitura de diferentes genêros feita pelos adultos como contos, poemas, parlendas, trava-línguas;
participação em situações cotidians nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita;
observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos.
Além da conversa constante, o conto, a música e a escutade histórias também proporcionam o desenvolvimento da oralidade. A leitura pelo professor de textos escritos, em voz alta fornece às crianças um repertório rico em oralidade e em sua relação com a escrita.
A crianças desde muito pequenas, podem construir uma relação prazerosa com a leitura. Compartilhar dessas descobertas com seus familiares é um fator positivo na aprendizagem das crianças, dando sentido mais amplo para a leitura.
AVALIAÇÃO
A observação é o principal instrumento para que o professor possa avaliar o processo de construção da linguagem pelas crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário