CORPO E MOVIMENTO
O movimento é uma linguagem, a qual permite às crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas de seu teor expressivo. Sendo assim é uma linguagem tão importante como as outras.
Os espaços (externos e internos) devem ser amlos para acolher as manifestações da motricidade infantil
Os objetos e materiais devem ser um fator organizador da atividade expressiva e instrumental
tempo de contenção motora ou manutenção de uma mesma postura devem ser adequados às possibilidades motoras das crianças nas diferentes idades.
O ambiente e o tempo devem estar em harmonia com as diversas atividade da rotina, desde as de cuidado com a saúde até aos projetos de trabalho em áreas específicas do conhecimento. A partir daquilo que as crianças já sabem fazer em relação ao espaço e aos objetos, se organizam atividades diversasque exijam o aperfeiçoamento das capacidades motoras, ou que tragam novos desafios.
OBJETIVOS
Familiarizar-se com as imagens do próprio corpo;
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressarem-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular etc., desenvolvendo atituud de confiança nas próprias capacidades motoras;
Explorare utilizar movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., utilizando diversos objetos;
Conhecer, valorizar e apreciar, desfrutar de algumas das diferentes manifestações de cultura corporal presentes no cotidiano;
Organizar autonomamente alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais simples.
CONTEÚDO
Expressividade corporal; O corpo e o movimento; O corpo e os espações físicos e sociais; Domínio dos movimentos com vistas à expressividade; Conhecimento do corpo humano; Higiene corporal;Jogos simbólicos e dirigidos; Dramatizações; Músicas; Coordenação motora.
AVALIAÇÃO
Sistemática e em todos os momentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário