domingo, 21 de outubro de 2012

Projeto Maternal 3


 
 
 

Projeto: Boneco de Pano

Professora: Sandra Maria

Auxiliar: Ângela Aparecida

Turma: Maternal 3

Turno: Matutino
 
Trabalhando a percepção e a compreensão de que cada pessoa é única, e que a partir das relações que ela estabelece e que o mundo que a cerca estabelece com ela (realidade que convivem, o meio familiar e com as pessoas que precisam se relacionar no cotidiano) os alunos reconhecem sua história de vida e constroem uma imagem positiva de si mesmos.

 

Objetivos

 Proporcionar o conhecimento das partes do corpo, nomeando-as e reconhecendo sua importância, construindo seu esquema corporal.
Exercitar a observação das características das pessoas.
Compartilhar descobertas, sentimentos, sensações.
Desenvolver a linguagem oral, a capacidade de dar sequência lógica aos fatos.

  Desenvolvimento

 O boneco que utilizamos já estava confeccionado, foi o utilizado no projeto Super heróis e Princesas, com algumas modificações. O boneco já tem o sexo definido (masculino), pois dessa forma os meninos da turma também poderiam levá-lo para casa.

 

Relatório da atividade realizada com o boneco anteriormente: Utilizando uma meia calça modelo adulto enchemos as pernas com retalhos de Eva, amarramos e vestimos com calça de uniforme da creche. O tronco também foi recheado com retalhos de Eva e vestido com uma blusa. Para a cabeça utilizamos um dado de espuma velho. Amarramos as extremidades. O boneco foi fixado na parede, pois era o Homem aranha, escolha da maioria dos alunos.

 
Relatório da atividade realizada com o boneco atualmente: O boneco foi reformado fizemos olhos, boca, nariz orelhas com canetinha, não há cabelo, pois os alunos decidiram que ficaria careca. Realizamos uma roda de conversa para decidirmos qual o nome daríamos a ele Zaqueu escolha da maioria. O boneco não terá roupas para serem trocadas. Em conversa na rodinha foi explicado que o Zaqueu não anda sozinho devem carregá-lo. Pergunta lançada de um aluno O Zaqueu anda? Observamos e concluí-se que não.

Estabelecemos com o grupo regras de cuidado com o boneco: não molhar, pois há partes de tecido, evitar sujar, etc. De ter cuidado na hora de carregá-lo.

Cada aluno fez o desenho de como ficou o boneco.

Realizamos algumas atividades direcionadas ao grupo (jogo), levamos para o refeitório (café da manhã) utilizando o boneco como recurso.

Organizamos uma pasta com o registro das atividades com fotos, onde relembramos cada fase do Projeto.

Os alunos estarão levando o boneco para casa junto com a pasta onde mostraram a família. O boneco fará parte da rotina da família. Os alunos podem? Brincar com o boneco, ver televisão, jantar com ele, dormir com ele, etc.

A pasta trás o texto informativo do Projeto, os desenhos dos alunos e fotos do momento da entrega do boneco para a visita, um questionário aos pais para preenchimento e registro (peço que se puderem que tirem fotos da atividade em casa. imprimam e anexem a pasta para que outros alunos acompanhem o que aconteceu).
O boneco e a pasta irão na sexta-feira e deverão retornar na segunda-feira, passando o final de semana com a família.

 
Avaliação do Projeto

Será através da observação dos alunos na sala, no relacionamento com o boneco Zaqueu ,pelos questionários preenchidos pelos pais e pelo retorno do próprio aluno(a) na rodinha da novidade de segunda-feira.

 
Boa Atividade

Sandra

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário